Contas do governo do Rio sofrem novo bloqueio

Mais de 207 mil servidores do estado do Rio de Janeiro seguem sem previsão de receber o salário de abril após a realização de novos bloqueios nas contas do Tesouro Estadual.

De acordo com informações da Secretária Estadual de Fazenda, nesta sexta-feira será realizado o bloqueio de R$ 26 milhões , por conta de dívidas com a União.

Está é a segunda intervenção nas contas do estado nesta semana, na quinta-feira elas sofreram um arresto de R$ 43,6 milhões pelo mesmo motivo.

A situação financeira do governo do Rio só não ficou pior porque na quarta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, concedeu liminar proibindo a União de bloquear R$ 536 milhões que seriam repassados ao Estado. O valor seria retido também por conta de dívidas com o governo federal.

Na decisão, Fux alegou que a documentação apresentada pela Procuradoria-Geral do Estado indica situação de extrema calamidade do ponto de vista fiscal, e que o bloqueio dos R$ 536 milhões iria desestabilizar todas as medidas adotadas pelo governo do Rio para reequilibrar as contas, como também interromper a prestação de serviços públicos essenciais e o pagamento de salários aos servidores.

Ainda segundo a Secretaria de Fazenda, já receberam o salário de abril até o momento os servidores ativos, inativos e pensionistas da Segurança e da Procuradoria-Geral do Estado; os ativos da Educação, da Fazenda, da Casa Civil, da secretaria de governo e Vice-governadoria, do Proderj e do Degase.

E os servidores ativos da Saúde e da Faetec receberam 50 por cento dos salários.O órgão informou ainda que o calendário de pagamento do salário de abril para as outras categorias ainda será elaborado.

FONTE: http://radioagencianacional.ebc.com.br/politica/audio/2017-06/contas-do-governo-do-rio-sofrem-novo-bloqueio