DEFENSORES PÚBLICOS FEDERAIS FAZEM OPERAÇÃO-PADRÃO

Os defensores públicos federais começaram, nesta segunda-feira (16/7), operação-padrão em protesto contra a baixa quantidade de defensores no país. Hoje, são 468 defensores federais em atuação em todo o país. De acordo com a Associação Nacional dos Defensores Públicos da União (Anadef), a adesão ao protesto é de 90%.

A entidade informa que a Defensoria Pública da União suspendeu os novos atendimentos, mas o acompanhamento aos processos já abertos continua. A estimativa é que 1,2 mil pessoas sejam afetadas por dia.

Os manifestantes pedem que o governo federal contrate 800 defensores e invista na melhoria da estrutura do órgão. A Anadef afirma que os 470 defensores estão sobrecarregados, pois são responsáveis pelo atendimento a 80 milhões de pessoas.
A proposta de realização de concurso foi encaminhada ao Ministério do Planejamento no dia 31 de maio, mas não conseguiu retorno. A pasta informou que a proposta ainda está em análise. (informações do Consultor Jurídico)