DEPUTADO PROPÕE REJEIÇÃO DO PLP QUE CONGELA SALÁRIOS DOS SERVIDORES

Os servidores públicos deram um importante passo na luta contra o congelamento, previsto no PLP 549/09. O relator do projeto na CTASP (Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados), Luis Carlos Busato (PTB-RS), pediu a palavra para fazer a entrega oficial do seu relatório sobre a matéria e declarou aos membros daquela comissão que seu parecer é pela rejeição integral do projeto.

“A pressão sobre os parlamentares, combinada com as lutas de diferentes setores do funcionalismo, surtiu efeito”, avaliou Paulo Barela, da direção da Conlutas e da Cnesf (Coordenação Nacional de Entidades de Servidores Federais). Estas entidades, junto com outras que representam servidores públicos, estiveram na CTASP na quarta-feira, dia 5, com uma grande faixa: “Contra o desmonte do serviço Público. Não ao PLP 549/09!”.

O sindicalista explica que a tentativa de congelamento dos salários dos servidores e do serviço público em geral é uma medida preventiva às conseqüências da crise econômica. “O projeto que havia sido aprovado no Senado ao final do ano passado é a válvula de escape que o governo buscava para impor o congelamento salarial e a destruição dos serviços públicos”, disse. Ele ainda pontua que mesmo sendo necessária a votação na Comissão da Câmara (que deve acontecer no próximo dia 12 de junho) “a possibilidade da concretização dessa vitória, até aqui parcial, é um fato plenamente possível”.

“Prevendo um desfecho nessas condições, a reunião da CNESF, realizada no dia 04 de maio, aprovou a continuidade da luta com um calendário que orienta a ida de caravanas a Brasília no dia da votação do projeto na CTASP”. Segundo relatou, a ideia é tomar a Comissão com faixas e cartazes, pressionando todos os parlamentares para que derrubem o projeto, ou seja, aprovem o parecer do relator. (com informações da Conlutas)