DEPUTADOS NÃO VOTAM PEC 270/08 NA SESSÃO DO DIA 8

O Plenário da Câmara não fez votações nesta quarta-feira (08/2) devido à falta de acordo entre os líderes partidários. Na presidência dos trabalhos, a 1ª vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), encerrou a sessão e convocou uma extraordinária para hoje (9), às 9 horas.

A não votação foi devido à falta de acordo entre os líderes sobre a Ordem do Dia da sessão ordinária, trancada por quatro medidas provisórias. A única matéria sobre a qual havia consenso, o segundo turno da PEC 270/08 — que institui aposentadoria integral para aposentados por invalidez —, também depende de definição para ser pautada.

A principal polêmica entre as lideranças diz respeito ao Projeto de Lei 1992/07, do Executivo, que institui a previdência complementar para os servidores públicos federais, além de criar sua própria fundação, a Funpresp.

Manifestantes estiveram no Congresso Nacional para criticar a matéria. Gritando palavras de ordem, os manifestantes dizem que a aprovação do fundo só vai beneficiar banqueiros e não os servidores.

Os manifestantes carregaram faixas com os dizeres “eu sei como você votou no verão passado”, em referência aos governistas que eram contra a iniciativa de previdência complementar para o servidor quando faziam parte da oposição.