Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
destaque home

Dia Mundial da Diabetes: diálogo é o caminho para o controle e prevenção

A diabetes é a doença não transmissível mais comum do mundo, atingindo 415 milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa é que o número chegue a mais de 640 milhões de casos até 2040.

Foi para conscientizar a população sobre esses dados que surgiu o Dia Mundial da Diabetes, celebrado em 14 de novembro.

Por que se preocupar com a diabetes

Embora seja uma doença tratável, a diabetes não tem cura. Trata-se de um problema crônico e debilitante, que pode gerar algumas complicações que comprometem gravemente a saúde dos portadores.

Com o passar do tempo, o problema pode causar perda de visão total ou parcial, causar lesões nos rins e levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e do sistema nervoso.

“Muitas vezes, achamos que por uma doença ser comum ou por ter tratamento, estamos totalmente seguros e não precisamos nos cuidar. A diabetes, quando não diagnosticada ou não controlada, pode causar situações sérias e incapacitantes. É preciso tratar o problema com a devida seriedade”, explica a diretora de saúde e condições de trabalho do Sindjustiça-RJ, Gabriela Garrido.

Afinal, o que causa a diabetes?

Existem diversos tipos de diabetes, que podem ser causados por vários fatores. Entre as características de risco, estão:

  • Obesidade;
  • Ingerir açúcar e gordura em excesso;
  • Sedentarismo;
  • Ter mais de 60 anos;
  • Estresse;
  • Histórico familiar;
  • Alcoolismo;
  • Ter doenças cardiovasculares;
  • Gestação.

Alguns dos fatores de risco podem mudar com mudanças de hábitos, mas outros exigem um acompanhamento médico constante para eliminar qualquer suspeita.

Em todo caso, a principal recomendação é que todos se submetam a aferições de glicose pelo menos uma vez por ano. O nível de açúcar no sangue é medido por meio de uma coleta comum e rápida, que pode ser solicitada por um clínico geral.

Aproveite o Dia Mundial da Diabetes para agendar uma consulta e conversar sobre o tema com seu médico. Sua saúde sempre em primeiro lugar!

Fonte: Sindjustiça-RJ

Compartilhe