Diretor regional do Sindijustiça-RJ é o novo membro do Fórum Permanente de Direitos Humanos da Emerj

O diretor regional do Sindjustiça-RJ, Décio Nascimento Guimarães, foi convidado pelo desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa para se tornar membro do Fórum Permanente de Direitos Humanos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). O nome de Décio foi indicação do próprio diretor-geral da escola, o desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade.

O órgão foi criado há 11 anos como um espaço de debate e reflexão sobre temas como raça, gênero, etnia, moradia, educação, entre outros.

O convite vem pela vasta experiência acadêmica de Décio, que é pesquisador e doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Atualmente, ele também atua como professor do Instituto Federal Fluminense (IFF) e editor-presidente do Conselho Científico da Editora Brasil Multicultural.

“O Fórum tem um caráter acadêmico e científico, onde nós debatemos e discutimos temas relacionados aos diretos humanos, não só no âmbito judiciário mas, principalmente, em toda sociedade”, relata.

Para o Sindjustiça-RJ, a conjuntura do estado do Rio de Janeiro, onde os direitos humanos estão sendo violentamente renegados pelo governo, também demonstra a importância de ter um diretor atuando nessa área dentro da Emerj.

Décio já participa ativamente do evento como palestrante há quase três anos e recebeu com muita honra o convite do presidente do órgão. Para ele, participar do Fórum como membro reforça sua militância enquanto indivíduo.

“Essa militância acontece enquanto cidadão defensor dos direitos humanos, porque antes de ser professor ou sindicalista eu estou ali como cidadão”, afirma.