Skip to content

DOENÇAS MENTAIS E NEUROLÓGICAS AFETAM 700 MILHÕES DE PESSOAS

Cerca de 700 milhões de pessoas no mundo sofrem de doenças mentais e neurológicas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço dos que apresentam esses problemas não tem acompanhamento médico.

Os dados fazem parte do Plano de Ação para a Saúde Mental 2013-2020 elaborado pela OMS. Nesta semana, a organização discutirá o assunto em Genebra, na Suíça, durante a Assembleia Mundial da Saúde.

As doenças mentais representam 13% do total de todas as doenças do mundo e são um terço das patologias não transmissíveis. Estimativas da organização apontam que cerca de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão.

Segundo especialistas, as doenças neurológicas, como a epilepsia, que se caracteriza por convulsões recorrentes que podem levar à perda da consciência, devem afetar 50 milhões de pessoas.

A OMS caracteriza a depressão por um sentimento de tristeza, perda de interesse, entre outros sintomas, que podem interferir na capacidade de agir em situações no trabalho, escola ou em casa. Os casos mais graves podem levar ao suicídio.

No ano passado, a organização publicou um relatório que apontava um milhão de suicídios por ano, o que corresponde ao número maior que as vítimas de guerras e homicídios. (informações da Radioagência NP)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja Também

Outras Notícias

6ª MOSTRA CULTURAL SIND-JUSTIÇA

Será realizada na próxima quarta-feira, 09 de outubro, das 11h às 18h, a 6ª Mostra Cultural de Aposentados e Pensionistas do Sind-Justiça. O evento é