Skip to content

AGOSTO DOURADO: HORA DE DEFENDER A AMAMENTAÇÃO E OS DIREITOS AO ALEITAMENTO

Este é o mês de ressaltar a importância da amamentação na primeira infância e lutar por direitos das mães em aleitamento. Afinal, o leite materno é um alimento precioso e traz inúmeros benefícios às crianças, sendo uma fonte completa de nutrientes, que fornece todos os elementos necessários para um crescimento saudável.

A pediatra Patrícia Fábregas é uma entusiasta da amamentação. Em sua página no Instagram, onde tem milhares de seguidores, sempre aborda os inúmeros benefícios do leite materno e seus anticorpos, que ajudam a proteger o bebê de doenças e infecções, pois fortalece o sistema imunológico. Especialista em alergias, Dra. Patrícia ressalta que a amamentação está diretamente associada a um menor risco de alergias em geral, asma, além de obesidade e outras condições de saúde.

“Amamentar é alimentar o seu filho de e com amor. E o Agosto Dourado vem justamente homenagear esse ato. E para o binômio mãe e filho, o aleitamento materno estreita laços e cria vínculos”, afirma a pediatra.

Sobre as vantagens do aleitamento, Dra. Patrícia enfatiza que alcança não só os bebês, mas também as mães. “O útero volta ao lugar mais rápido, e o peso corporal, também. Além disso, há estudos que mostram que diminui o risco do câncer de mama”, afirma.

Quanto aos benefícios para os bebês, alguns já bastante conhecidos, a médica faz questão de relatar:

“Bebês alimentados no seio materno adoecem menos, têm menos alergias, menos infecções, pois o leite materno é excelente para a imunidade”.

Dra. Patrícia também pontua as vantagens do aleitamento a longo prazo: “Os bebês têm menor risco de sobrepeso e obesidade infantil, menos risco de diabetes e hipertensão na vida adulta, e estudos apontam um maior QI quando comparados aos que só tomaram fórmula”, finaliza.

SEIS MILHÕES DE VIDAS SÃO SALVAS POR ANO GRAÇAS À AMAMENTAÇÃO

A Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece de 1 a 7 de agosto, tendo a cor dourada sido escolhida por estar associada ao “padrão ouro de qualidade” do alimento. O tema da Semana Mundial este ano é “Proteger a amamentação é responsabilidade de todos”, e da campanha nacional “Todos pela amamentação: é proteção para a vida inteira”.

A amamentação é incentivada até os 2 anos de idade, e de forma exclusiva, nos seis primeiros meses da criança, mesmo em casos de Covid-19. Vale ressaltar que o aleitamento materno pode reduzir em até 13% a mortalidade em crianças menores de cinco anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de seis milhões de vidas são salvas por ano por causa do aumento das taxas de amamentação até o sexto mês de vida.  (fonte: portal.fiocruz.br)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja Também

Outras Notícias