ENCONTRO COM MULHERES NO RIO E EM ITAPERUNA

Na Semana Internacional da Mulher, o Sindicato dos Servidores da Justiça no Estado do Rio – SindJustiça-RJ promoveu o ENCONTRO COM MULHERES. Uma série de eventos que está percorrendo as principais cidades do Estado. O Encontro faz parte do projeto Ciclo de Palestras 2018 que vai capacitar os servidores e outros que se interessarem pelo tema.

“Em março vamos fazer uma homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, abordando assuntos que resgatem o valor histórico de lutas para a conquista de direitos e, sobretudo, fazer um alerta quanto a necessidade de consolidar seu papel como cidadã na sociedade.”, ressalta Ana Paula do Couto, Diretora de Formação e Orientação Político Sindical do SindJustiça-RJ.

O primeiro Encontro aconteceu no dia 6 de março, 3ª feira, às 16h, na sede do sindicato, Cento do Rio. A professora Patrícia Teles Álvaro, doutora em linguística, falou sobre o tema A Mulher na Contemporaneidade: conexões linguísticas, cognitivas e culturais. ”

“A gente tem que ter essa coragem e disposição de fazer uma auto investigação onde mente e corpo estão integrados. O feminino tem um grande poder de transformação e movimentação e por isso é tão reprimido”, ressaltou Patricia.

Encerrou sua fala com um pensamento e agradecendo a oportunidade de estar no Encontro com Mulheres. Para encerrar o Encontro com chave de ouro nada melhor do que a apresentação do Duo Destino Marinheiro Lienne Lyra e Fernando Mattoso. O difícil foi ficar parado. Durante uma hora, o público foi brindado com o repertório das grandes compositoras, cantoras e personagens femininas do samba carioca.

No dia 7 de março, 4ª feira, foi a vez do Encontro homenagear as Mulheres da Comarca de Itaperuna. O fórum ficou lotado para assistir a palestra Feminilidade e a Sociedade da Professora Denise Bedim. Ao final, as mulheres foram presenteadas com a agenda-livro 2018, Mulheres de Luta e uma necessaire feminina.