ENTIDADES PROTESTAM CONTRA GILMAR MENDES EM BRASÍLIA

Uma vigília aconteceu na noite da última quarta-feira, 6 de maio, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). O objetivo do ato foi o de protestar pelo afastamento do ministro Gilmar Mendes da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Em manifesto, os organizadores afirmam que “os privilégios de classe e o preconceito contra os movimentos sociais persistem na mais alta corte do Brasil”.

O ato tem origem no Movimento Saia às Ruas. Um dos coordenadores da manifestação, José Araújo Maria, afirmou que Gilmar Mendes mostrou-se muito ágil para libertar o banqueiro Daniel Dantas ao mesmo tempo em que criminaliza a pobreza: “As declarações dele criminalizando os movimentos sociais, essa posição parcial, a nota de apoio que recebeu do DEM, mostra todo um conjunto de medidas e de um setor da sociedade o apoiando. Achamos que este é o setor do atraso do desenvolvimento do país”.

A previsão é de que cinco mil pessoas estejam presentes na manifestação. O movimento diz que continuará protestando até a saída de Gilmar Mendes do cargo. (informações da Radioagência NP)