Skip to content

GRIPE SUÍNA CHEGA AO RIO

O vírus da gripe suína chegou ao Brasil: o Ministério da Saúde confirmou quatro casos — um no Rio, dois em São Paulo e um em Minas Gerais. O paciente do Rio, um rapaz de 21 anos, chegou ao País domingo, vindo do México, já com os sintomas. Ele, porém, só foi internado terça-feira, no Hospital Clementino Fraga Filho (Fundão). Os resultados de outros 15 casos suspeitos saem nesta sexta-feira. Entre eles, há um paciente também em isolamento no Fundão, que teve contato com o jovem de 21 anos.

“O vírus chegou, mas não existe evidência de que circule no País. Não houve transmissão entre pessoas dentro do Brasil. As quatro pessoas foram contaminadas no exterior. A situação está absolutamente sob controle. Quero reiterar que a população fique tranquila. Isso demonstra que o sistema de vigilância no Brasil funciona com qualidade”, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

A realização do diagnóstico específico da gripe suína foi feita a partir da chegada ao Brasil dos kits enviados pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que foram distribuídos a três laboratórios de referência: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio, Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, e Instituto Evandro Chagas, em Belém. (informações do Dia Online)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja Também

Outras Notícias

1ª MOSTRA CULTURAL SIND-JUSTIÇA

O Sind-Justiça convida a todos os aposentados, pensionistas, demais servidores e familiares para participar da 1ª Mostra Cultural Sind-Justiça – Aposentados e Pensionistas, que se