Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

Esporte é ferramenta de inclusão social para pessoas com deficiência

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões de pessoas declararam conviver com algum tipo de deficiência no último censo – 3,9 milhões delas no Rio de Janeiro, o equivalente a 24,4% da população do estado.

Com um percentual tão alto, a discussão sobre políticas públicas de inclusão deveria ser uma pauta prioritária nos debates sobre cidadania e direitos humanos.

Uma das ferramentas mais poderosas para promover a inserção social de pessoas com deficiência é o esporte. Isso porque as práticas esportivas proporcionam o papel de ser atleta, que envolve o pertencimento a um grupo com objetivos específicos em comum, o autoconhecimento e todo um padrão de comportamentos que precisa ser adotado,o social por meio do esporte

O Sindjustiça-RJ sempre acreditou na importância de organizar iniciativas que incentivem a inclusão por meio de atividades físicas. Uma das principais ações promovidas pela entidade é a Corrida Rústica, que teve sua 13ª edição realizada em 2015.

A prova consiste em um percurso de 10 quilômetros pela capital do estado, em que pais podem se inscrever para participar com seus filhos que tenham deficiências psicomotoras. Os primeiros colocados recebem prêmios em dinheiro.

De acordo com a diretora-geral do Sindjustiça-RJ Claudia Fernanda Salgado, a ideia é justamente que o sindicato crie espaços que sejam representativos para vários grupos sociais, como um agente que contribua com a inclusão social.

“O sindicato tem um compromisso com a sociedade, e acreditamos que essa é uma pauta importante a se defender. Uma parte significativa da população do estado convive com deficiências, e essas pessoas não podem ser ignoradas. São formas diferentes de existir que precisam ser abarcadas e acolhidas por toda a população”, explica Claudia.

O plano é organizar uma nova edição da Corrida Rústica em 2019. As novidades sobre a organização do evento serão publicadas nos canais de comunicação do Sindjustiça-RJ, incluindo o site oficial da entidade e a página no Facebook. Para receber as atualizações em primeira mão diretamente em seu celular, clique aqui e se cadastre na lista de transmissão de notícias do WhatsApp.

Fonte: Sindjustiça-RJ

Compartilhe