ESTUDANTES REIVINDICAM COTAS DE 50% PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DURANTE REUNIÃO NA UFRJ

Um grupo de 100 estudantes do ensino médio entrou há pouco no plenário onde está sendo realizada a reunião do conselho universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que discute ações afirmativas. A reunião ocorre no prédio da reitoria, na Ilha do Fundão.

Muitos com camisas de escolas públicas, os jovens entraram no plenário cantando “Vim aqui para lutar. Educação de qualidade, chega de vestibular”. A manifestação ocorreu depois da fala de representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) que pediram cotas de 50% para estudantes de escolas públicas e a adoção de recorte racial para entrada na universidade.

Os estudantes do ensino médio permanecem no plenário, sentados no chão, entre as mesas dos representantes do conselho. Eles estenderam uma faixa pedindo cotas de 50% para rede pública. A proposta da reitoria é de cotas de 20%. A instituição oferece 8 mil vagas anuais.

A UFRJ decide hoje (19) o modelo de funcionamento das ações afirmativas para ingresso na universidade. A expectativa é que sejam aprovadas cotas para estudantes de escolas publicas da rede estadual. (com informações da Agência Brasil)