Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

EXPOSIÇÃO ‘VIRADA RUSSA’ NO CCBB VAI ATÉ 23 DE AGOSTO

A exposição “Virada Russa”, que se encontra no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) vai até o próximo dia 23 de agosto. A exposição reúne os mais importantes artistas russos desde o final do século XIX até os anos 30 do século XX, com cerca de 120 trabalhos entre pinturas, esculturas e os famosos cartazes. O CCBB fica na rua Primeiro de Março, 66, no Centro do Rio de Janeiro, aberto das 10 às 21h.

O conjunto foi selecionado pelo Museu Estatal Russo de São Petesburgo, com curadoria de Yevgenía Petrova e que, conforme alguns críticos de arte, esta exposição conseguiu agrupar os artistas que mais influenciaram a arte internacional. Vale ressaltar que este acervo nunca tinha saído da Rússia até então.

Aqui no Brasil estão obras de Kandinsky, Malevicht, Chagall, Rodchenko, Tátlin, Goncharova, entre outros. as). Artistas estes que viveram e expressaram através da sua arte os momentos históricos que vivenciaram como a expansão do capitalismo e da II Revolução Industrial, a I Guerra Mundial e o período entre-guerras, a Revolução Russa, a Crise de 29, a ascensão do nazifascimo, a contrarevolução stalinista, etc. É uma belíssima oportunidade para aprendermos um pouco da História através da arte.

Compartilhe