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POUSADA: SOBRE CRÍTICAS E BOM SENSO

Receber críticas é normal numa democracia. Não nos incomoda. O problema é quando a “crítica” extrapola o bom senso, viaja por “soluções” estapafúrdias e utiliza a ofensa gratuita como forma de expressão. Aí é necessário corrigir. E sempre faremos isso.

É o caso do e-mail abaixo, que recebemos de uma servidora, referindo-se às reservas da pousada. Decidimos publicar o teor do e-mail e a resposta, porque o texto dela ofende não apenas o Sind, mas também todos os colegas que conseguiram fazer a sua reserva ao longo do ano, acusando-os de participar de “esquemas de favorecimento”. E precisamos que este tipo de insinuação maldosa, fruto de frustração pessoal, não ocorra mais em nossa categoria.

“Prezado, bom dia!
Através do presente, como associada com mais de 25 (vinte e cinco) anos de contribuição, venho solicitar informações de como proceder para ter direito a uma reserva na pousada que, conforme esperávamos, era para uso de TODOS os associados, e não um privilégio para poucos.
Inúmeras tentativas já fiz, bem como diversos colegas do interior, porém NUNCA há vagas disponíveis, uma vez que meses inteiros estão “ocupados” ou “reservados” para alguns privilegiados e suas famílias.
Não estamos vislumbrando possibilidades de reserva para quem é do interior. Para ser mais clara, aqui todos acham que há um esquema de reserva e que o benefício não é para todos.
Sendo assim, gostaria de solicitar que as datas disponíveis desse ano e do próximo fossem encaminhadas por e-mail e se não houver vagas na pousada, que o benefício seja ampliado para que possamos usufruí-lo em outras pousadas , com característica similar, pagando apenas as refeições no mesmo valor, já que a pousada é uma conquista para todos e não somente para aqueles que detém os meios de reservar antecipadamente para si e seus familiares.
Ou que aqueles que já vem reservando rotineiramente, retirando as vagas de quem ainda não conseguiu usufruir do benefício, sejam orientados e/ou impossibilitados de renovar a reserva em curto espaço de tempo , bem como os servidores que tem o acesso as diárias livres, antes de reservarem para si, informarem a disponibilidade das mesmas para reserva.”
…….

Precisamos corrigir os erros deste e-mail:

1) “MESES INTEIROS ESTÃO “OCUPADOS” OU “RESERVADOS” PARA ALGUNS PRIVILEGIADOS E SUAS FAMÍLIAS…” – Não há privilegiados. Esta expressão ofende os diretores e funcionários do Sind e todos os colegas que conseguiram agendar as suas reservas ao longo deste ano. Todo associado pode fazer reserva em igualdade de condições com os demais. Implementamos um sistema justo, em que ninguém precisa pedir ao Sind a vaga. O servidor vai sozinho ao site, procura a data e reserva. Se já está ocupada, procura outra. Todos fazem assim. Alguém conhece um sistema mais democrático e transparente? O sistema que implementamos é o mais justo possível ao não possibilitar a participação do Sindicato em nenhuma etapa do processo de reserva.

2) “NÃO ESTAMOS VISLUMBRANDO POSSIBILIDADES DE RESERVA PARA QUEM É DO INTERIOR” – A frase não tem nenhum sentido, porque não existe reserva separada para interior e Capital. Imaginamos que a colega já deve ter notado isso ao entrar no site. E ela ficaria surpresa com a quantidade de colegas do interior que já utilizaram a pousada.

3) “PARA SER MAIS CLARA, AQUI TODOS ACHAM QUE HÁ UM ESQUEMA DE RESERVA E QUE O BENEFÍCIO NÃO É PARA TODOS” – Isso que você disse não é ser “clara”; é ser grosseira, ao fazer uma acusação tão grave. Uma coisa é você estar frustrada por não ter conseguido a reserva. Outra, bem diferente, é você achar que tem o direito de ofender o Sindicato e os demais colegas, com acusações levianas como esta.

4) “GOSTARIA DE SOLICITAR QUE AS DATAS DISPONÍVEIS DESSE ANO E DO PRÓXIMO FOSSEM ENCAMINHADAS POR E-MAIL…” – Esta sugestão mostra que a sua dificuldade inclui interpretar as regras. Como podemos “mandar por e-mail” as vagas se o tempo todo há pessoas reservando? Em novembro, abriremos as reservas para 2025 e TODOS os filiados poderão fazer a reserva, em condições de igualdade. Até você abrir um eventual e-mail, a vaga já estaria preenchida e aí você faria acusações levianas novamente contra os colegas que conseguissem… ou teríamos que reservar uma vaga especialmente para você e te encaminhar por e-mail?

5) “…SE NÃO HOUVER VAGAS NA POUSADA, QUE O BENEFÍCIO SEJA AMPLIADO PARA QUE POSSAMOS USUFRUÍ-LO EM OUTRAS POUSADAS , COM CARACTERÍSTICA SIMILAR, PAGANDO APENAS AS REFEIÇÕES NO MESMO VALOR…” – Você está sugerindo que o Sindicato PAGUE diárias para você e todos os demais milhares de filiados ficarem numa pousada particular? Sério isso?

6) “… JÁ QUE A POUSADA É UMA CONQUISTA PARA TODOS E NÃO SOMENTE PARA AQUELES QUE DETÉM OS MEIOS DE RESERVAR ANTECIPADAMENTE PARA SI E SEUS FAMILIARES” – Mais uma vez, você faz insinuações maldosas contra os colegas que conseguiram fazer reserva, insinuando que, se conseguiram, é porque eles “detém meios de reservar antecipadamente”. Ou seja, na sua mente, os colegas que já foram à pousada agiram de forma fraudulenta. Para você, a forma de resolver as suas frustrações, é acusando e ofendendo as demais pessoas de graça. Isso é triste.

7) “…OS SERVIDORES QUE TEM O ACESSO AS DIÁRIAS LIVRES, ANTES DE RESERVAREM PARA SI, INFORMAREM A DISPONIBILIDADE DAS MESMAS PARA RESERVA” – Na sua mente, alguns servidores, e somente eles, têm “acesso às diárias livres”? Você tem ideia do quanto está sendo ofensiva e injusta com os colegas, só porque você não conseguiu fazer uma reserva? Você tem noção do quanto os colegas que fizeram reserva ao longo do ano ficarão ofendidos por você os considerar desonestos e partícipes de “esquemas”? Tem ideia do quanto isso ofende o Sindicato, que se esforçou para oferecer uma opção de lazer de qualidade e gratuita para os filiados? Existem muitas formas de expressar a sua frustração, todas mais educadas.

Informamos que o site será aberto para as reservas de 2025 em novembro. Você terá as mesmas chances dos demais colegas. Exatamente as mesmas chances. O tempo que você perde escrevendo e-mails grosseiros com insinuações maldosas, utilize para vigiar a abertura do prazo e fazer a sua reserva, como todos os demais fazem. E, da próxima vez, exponha a sua frustração sem ofender ninguém. Mais de mil colegas utilizaram a pousada neste ano. A maioria dos associados não conseguiu reservar e isso é normal, porque somos quase 15 mil associados. Para haver vaga assegurada para todos o tempo todo, teríamos que ter uma pousada com 15 mil lugares e isso não é muito razoável. Provavelmente não te ocorreu isso.

Poderíamos te encaminhar para o Conselho de Ética por suas insinuações maldosas e ofensivas. Não o faremos porque, provavelmente, este seu comportamento agressivo e ofensivo deve ter algum fundamento que não conhecemos, talvez até de ordem pessoal, mas sugerimos que reveja os seus conceitos, aprenda a lidar com as suas frustrações pessoais e não ofenda as pessoas desta forma.

Não vamos divulgar seu nome, porque estamos envergonhados por você. E também porque não queremos que os colegas que fizeram as reservas neste ano, e ficarão justamente ofendidos, saibam quem você é. Maior do que a indignação que temos por receber este tipo de e-mail é a tristeza de saber que existem colegas que não se importam em ofender os outros por não saber lidar com suas frustrações pessoais. Desejamos, acima de tudo, que você melhore como pessoa. Deve ser horrível viver assim. E deve ser ainda mais difícil para quem convive com você. Pense nisso.

Boa sorte na reserva neste ano.

SIND-JUSTIÇA

DIREÇÃO GERAL
Alzimar Andrade
Luiz Otávio Silveira

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