FELIPE SANTA CRUZ É ELEITO NOVO PRESIDENTE DA OAB-RJ

O advogado trabalhista Felipe Santa Cruz, 40, foi eleito presidente da seccional da OAB do Rio de Janeiro. A parcial da apuração divulgada por volta das 20h40 no site da entidade aponta Santa Cruz com 62% dos votos e a candidata de oposição Carmen Fontenelle em segundo lugar com 25%. Luciano Viveiros, está em terceiro com 8%. Com 78% das urnas apuradas, Felipe não pode mais ser alcançado.

O candidato vitorioso, que manteve a liderança nas pesquisas de opinião desde o início da campanha. “Após meses de campanha, o voto dos advogados decidiu qual a melhor proposta. Tinha certeza da vitória, porque os advogados do Rio de Janeiro sabiam o que estava em jogo. Vou continuar o projeto de modernização da Seccional e avançar ainda mais na defesa das prerrogativas, na garantia das condições de trabalho e no resgate da dignidade da advocacia”, afirmou Felipe.

Ele agradeceu a todos os apoiadores que participaram da campanha. “Fizemos uma bela campanha nas redes sociais, limpa e barata, com grande participação dos colegas. Agora vamos trabalhar para honrar a confiança que foi depositada em nosso grupo”, acrescentou Felipe.

Em um dia atípico no Rio, por causa da chuva e da passeata contra o corte nos royalties do petróleo, desde as 9h os advogados do Rio de Janeiro compareceram às urnas para escolher o novo presidente da Seccional. A movimentação nas 283 urnas espalhadas pelo estado foi tranquila.

A chapa encabeçada por Santa Cruz, que teve apoio do atual presidente Wadih Damous, é composta por Ronaldo Eduardo Kramer Veiga, vice-presidente; Marcus Vinicius Cordeiro, secretário-geral; Fernanda lara Tortima, secretária-geral adjunta; e Luciano Bandeira Arantes, tesoureiro.

Damous destacou a vitória de seu sucessor. “A expressiva vitória dada pelos advogados para Felipe Santa Cruz comandar, nos próximos três anos, a OAB do Rio de Janeiro representa o aval da categoria ao processo de mudanças e de revitalização iniciado na Seccional há seis anos atrás”.

A partir de janeiro de 2013, Wadih Damous deixará o cargo que ocupa desde 2007 e passará a exercer a função de conselheiro federal da OAB. A posse da Wadih em Brasília está marcada para o dia 1º de fevereiro.

Para Damous, que comandou todo o processo eleitoral de forma ética, os advogados optaram pela continuidade de uma administração que recuperou a Seccional após gestões que deixaram uma marca negativa na instituição. Além disso, houve uma expressiva demonstração de apoio a uma Ordem que batalha incansavelmente na defesa das prerrogativas dos advogados.

Nos últimos seis anos, disse, a direção da OAB teve a grande preocupação de devolver a anuidade paga pelos advogados na forma de serviços essenciais, além de levar a entidade a retomar o seu papel histórico em defesa da democracia e do estado de direito. (informações do Consultor Jurídico)