Skip to content

Fórum de Servidores Públicos avança em negociações na Alerj por reposição inflacionária

Em reunião realizada hoje (12) na Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Fórum de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro discutiu, entre outros assuntos, sobre a derrubada de vetos do governador Wilson Witzel (PSC) que impedem a recomposição das perdas inflacionárias do funcionalismo estadual. A abertura do diálogo significou um avanço nas lutas unificadas dos servidores.

Uma das mais de 50 entidades (entre sindicatos e associações, e a adesão cresce a cada dia) que formam o Fórum de Servidores, o Sindjustiça-RJ foi representado pelo diretor de assuntos jurídicos, José Carlos Arruda. O Fórum foi recebido pelo presidente da casa, deputado André Ciciliano (PT); pelo líder do governo e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Márcio Pacheco (PSC); pelos deputados Bruno Dauaire (PSC) e Flávio Serafini (PSOL), respetivamente presidente e vice da Comissão de Servidores Públicos; além dos deputados Waldeck Carneiro (PT) e Giovani Ratinho (PTC).

O grupo de servidores defendeu a necessidade de reposição das perdas inflacionárias, já prevista no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e na Constituição Federal.

Para isso, é necessária a derrubada do veto do governador Wilson Witzel nas leis 8730/2019 e 8731/2019, que correspondem ao orçamento do Estado do Rio de Janeiro para 2020. Outra pauta defendida por todas categorias foi a derrubada do veto que impede a reestruturação das carreiras da Saúde (PCCS).

O presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), se comprometeu com a derrubada dos vetos até a primeira semana de março e sinalizou abertura de diálogo com o governo.

Pacheco e Dauaire, ambos do partido do governador Witzel, também se prontificaram a dialogar ainda nesta quarta-feira com o secretário-chefe da Casa Civil, André Moura, principal articulador entre a Alerj e o Executivo estadual.

Uma reunião entre o secretário o Fórum de Servidores está prevista para a próxima quarta-feira (19). Mesmo assim, não foi descartada uma audiência pública na Comissão de Servidores da Alerj, buscando outra via para a conquista das reivindicações.

Na sexta-feira (14), as entidades que compõem o Fórum farão um novo encontro na sede do Sindjustiça-RJ para se prepararem para a reunião do dia 19. “Será uma reunião de trabalho, com a presença do Dieese, para construirmos os critérios técnicos que embasarão nossa atuação na próxima quarta-feira”, afirmou Arruda.

Fonte: Sindjustiça-RJ

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja Também

Outras Notícias

NOTA DE PESAR

Com enorme tristeza, comunicamos o falecimento do colega José Wilson Braga Tostes, ocorrido no dia 16/04/2024. José era bastante conhecido por todos pelo apelido de

NOTA DE PESAR

Com enorme tristeza, comunicamos o falecimento do colega NATANAEL DE SOUZA RAMOS, aposentado, da Comarca deCampos dos Goytacazes. Natanael sempre participava de todas as atividades