Governo do Rio busca aprovar na 4ª projeto sobre contribuição previdenciária do setor público

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O governo do Rio de Janeiro espera aprovar na quarta-feira o projeto de aumento da contribuição previdenciária do funcionalismo estadual, mesmo com o turbulento clima político no país e menos de uma semana após a sanção presidencial da lei federal de recuperação fiscal dos Estados.
O governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, tem participado diretamente das negociações com parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para obter apoio ao projeto que eleva a cobrança previdenciária dos servidores de 11 para 14 por cento. O presidente da Casa, Jorge Picciani (PMDB), está licenciado para tratar um câncer.
“Vamos votar na quarta-feira. Entramos na fase do tudo ou nada”, disse Pezão à Reuters. “Estou trabalhando e correndo para botar a vida do servidor em dia”.
O Estado ainda não quitou o 13º salário de 2016 e o salário mensal dos servidores é pago com atraso e parcelado.
Para passar na Alerj, o projeto precisa do apoio de 36 parlamentares, mas deputados da base estimam que a proposta já tem mais do que o necessário, entre 41 e 44 votos. A oposição, entretanto, contesta esse número.
“Não será fácil aprovar. Se na votação para alienação das ações da Cedae, a votação já foi apertada com 28 votos contra e 41 a favor, imagina essa que mexe muito mais com a vida das pessoas”, disse à Reuters o deputado de oposição Luiz Paulo Correa da Rocha (PSDB).
Movimentos e grupos ligados ao funcionalismo já se mobilizam para um grande protesto do lado de fora da Alerj no dia da votação.
O projeto de aumento da contribuição previdenciária já foi colocado em discussão mas, por pressão parlamentar e popular, foi retirado de pauta.
Nesta semana a Alerj deve votar também outro projeto que estende até o fim de 2018 o estado de calamidade financeira decretado antes dos Jogos Olímpicos de 2016.

FONTE: https://extra.globo.com/noticias/mundo/governo-do-rio-busca-aprovar-na-4-projeto-sobre-contribuicao-previdenciaria-do-setor-publico-21375097.html