Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

Governo do Rio busca aprovar na 4ª projeto sobre contribuição previdenciária do setor público

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O governo do Rio de Janeiro espera aprovar na quarta-feira o projeto de aumento da contribuição previdenciária do funcionalismo estadual, mesmo com o turbulento clima político no país e menos de uma semana após a sanção presidencial da lei federal de recuperação fiscal dos Estados.
O governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, tem participado diretamente das negociações com parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para obter apoio ao projeto que eleva a cobrança previdenciária dos servidores de 11 para 14 por cento. O presidente da Casa, Jorge Picciani (PMDB), está licenciado para tratar um câncer.
“Vamos votar na quarta-feira. Entramos na fase do tudo ou nada”, disse Pezão à Reuters. “Estou trabalhando e correndo para botar a vida do servidor em dia”.
O Estado ainda não quitou o 13º salário de 2016 e o salário mensal dos servidores é pago com atraso e parcelado.
Para passar na Alerj, o projeto precisa do apoio de 36 parlamentares, mas deputados da base estimam que a proposta já tem mais do que o necessário, entre 41 e 44 votos. A oposição, entretanto, contesta esse número.
“Não será fácil aprovar. Se na votação para alienação das ações da Cedae, a votação já foi apertada com 28 votos contra e 41 a favor, imagina essa que mexe muito mais com a vida das pessoas”, disse à Reuters o deputado de oposição Luiz Paulo Correa da Rocha (PSDB).
Movimentos e grupos ligados ao funcionalismo já se mobilizam para um grande protesto do lado de fora da Alerj no dia da votação.
O projeto de aumento da contribuição previdenciária já foi colocado em discussão mas, por pressão parlamentar e popular, foi retirado de pauta.
Nesta semana a Alerj deve votar também outro projeto que estende até o fim de 2018 o estado de calamidade financeira decretado antes dos Jogos Olímpicos de 2016.

FONTE: https://extra.globo.com/noticias/mundo/governo-do-rio-busca-aprovar-na-4-projeto-sobre-contribuicao-previdenciaria-do-setor-publico-21375097.html

Compartilhe