GOVERNO DO RIO REMANEJA R$ 40 MILHÕES DA EDUCAÇÃO PARA OBRAS DO PAC

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), desviou verbas destinadas para instituições públicas de ensino superior do estado. Cerca de R$ 40 milhões, que serviriam de complemento para a educação superior, foram deslocados para obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A denúncia foi feita pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Asduerj).

As verbas para a educação foram aprovadas em emendas entre as comissões permanentes de orçamento e de educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), os reitores e os membros da frente parlamentar em defesa da universidade pública. No entanto, o governo Cabral quebrou o acordado e remanejou a verba.

A Asduerj e o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais (Sintuperj) vão solicitar uma audiência com a reitoria para discutir, diante do ocorrido, que providências adotar.

Enquanto isso, o Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem) indicou que o governo Cabral gastou R$ 4,53 milhões com diárias no exterior, nos três anos de gestão. A média de gastos por ano é mais que o dobro da do governo anterior, de Rosinha Matheus (2003-2006). Os gastos não incluem despesas com passagens aéreas, apenas hospedagem e alimentação. (informações da Radioagência NP)