Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

Governo do RJ comemora aprovação do Plano de Recuperação Fiscal no Senado

Projeto suspende pagamento de dívidas com a União por três anos

O Senado aprovou nesta quarta-feira (17), o projeto de Recuperação Fiscal para os estados em calamidade financeira, entre eles o Rio de Janeiro. Desde terça-feira (16), o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) está em Brasília acompanhando o andamento do projeto. Em nota, o Governo do Estado informou que Pezão “comemorou” a aprovação do plano. O governador foi até Brasília para esclarecer “todos os senadores sobre os números das finanças do Estado do Rio e a necessidade do Plano para o reequilíbrio fiscal fluminense”.
A proposta de ajuda para recuperação financeira suspende por três anos o pagamento das dívidas do Estado com a União em troca de uma série de contrapartidas, consideradas austeras e impopulares. Entre as medidas, destacam-se a venda da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) e o aumento da contribuição dos servidores estaduais do Rio.
— Tenho certeza que nós vamos dar a volta por cima. O Rio não pode parar. Temos agora um instrumento para nossa administração e a do próximo governante, sendo que o Plano poderá ser renovado por mais três anos. O Rio vai se reerguer, quero muito agradecer os deputados e senadores. Não é trivial uma queda no PIB com a que enfrentamos e o Plano vai ajudar não apenas o Rio de Janeiro, mas também o Rio Grande do Sul e Minas Gerais e outros estados que necessitarem — defendeu Pezão.
A aprovação no Senado conclui o processo formal iniciado em 26 de janeiro, quando foi assinado o Termo de Compromisso entre o Governo do Estado e a União, que culminou no envio, pelo governo federal, do Plano de Recuperação ao Congresso Nacional. Desde então, Pezão foi a Brasília 16 vezes, para tentar garantir a aprovação. De acordo com o Governo do Estado, em três anos o Rio vai economizar cerca de R$ 62 bilhões. Após a aprovação, o plano seguirá para a sanção de Michel Temer (PMDB).

FONTE: http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/governo-do-rj-comemora-aprovacao-do-plano-de-recuperacao-fiscal-no-senado-18052017

Compartilhe