JUSTIÇA ESTADUAL GASTOU R$ 21 BILHÕES NO ANO PASSADO

O Judiciário brasileiro gastou R$ 37,3 bilhões no ano passado, um crescimento de 8% em relação a 2008. A esfera estadual respondeu por 56% desse valor (ou R$ 21 bilhões), segundo o relatório Justiça em Números, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Juntos, os seis maiores Tribunais de Justiça (TJs) do país — São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Bahia — geraram R$ 13,1 bilhões em despesas.

Os gastos com pessoal abocanharam grande parte do orçamento da Justiça Estadual. No ano passado, foram desembolsados R$ 18,8 bilhões, o que representa 89,3% da despesa total. Em todo o país, havia no fim do ano passado 11.393 magistrados — seis a cada mil habitantes — e 227.494 servidores.

O tamanho da Justiça Estadual é justificado pelo grande volume de demandas. As Cortes estaduais receberam 74% do total de processos que entraram no Judiciário no ano passado. Foram 18,7 milhões de ações. Os tribunais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia receberam 69% dos casos novos.

No total, ingressaram 25,5 milhões de processos no Judiciário – crescimento de apenas 0,5% em relação ao ano anterior. Tramitaram cerca de 86,6 milhões de ações — caso novos e pendentes —, o que representa aumento de 19,5% em relação a 2008. A taxa de congestionamento média foi de 71%, percentual que se mantém estável desde 2004. De cada cem processos em tramitação, apenas 29 foram solucionados até o fim do ano passado. No mesmo período, a Justiça arrecadou R$ 19,3 bilhões. (informações do Valor Econômico)