Justiça fecha terminal de ônibus e gera revolta entre passageiros

Empresas também não foram avisadas sobre a intedição do local

Rio – O Terminal Misericórdia, localizado nas proximidades da Praça XV, no Centro do Rio, foi fechado na manhã desta quinta-feira, sem qualquer aviso prévio aos passageiros que usualmente pegam ônibus no local. A interdição foi determinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Luiz Zveiter, que planeja construir uma praça no local.

Os usuários, revoltados com a falta de informação, provocaram um pequeno tumulto e foram contidos por guardas municipais e policiais militares. Operários cercaram o terminal com tapumes e os usuários prevêem mais confusão no final da tarde, quando milhares de pessoas embarcam no local com destino à Zona Oeste do Rio e para municípios do Grande Rio.

Com a decisão da Justiça, os coletivos que faziam ponto final no terminal passaram a ser circulares, sendo impedidos de parar. Agora, os veículos fazem apenas o retorno no local. Para tentar ajudar no embarque dos passageiros, algumas empresas determinaram uma nova parada para suas linhas, fora do Misericórida, o que também provoca confusão e mais falta de informação entre os usuários.

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), responsável pelas linhas intermunicipais que possuem pontos no Terminal Misericórdia, também não foi informado do fechamento.

Fonte: Jornal O DIA – 03/02/2011