Manifestantes fazem protesto no Rio contra a PEC dos gastos

Proposta foi aprovada em segundo turno no plenário do Senado nesta terça-feira. Manifestações acontecem simultaneamente em vários estados.

A aprovação nesta terça-feira (13), no Senado Federal, da Proposta de Emenda Constitucional 55, que estabelece um limite para os gastos públicos pelos próximos 20 anos no Brasil, causou a mobilização de um protesto Rio de Janeiro. Manifestantes se reuniram em frente à Igreja da Candelária, no Centro, no fim da tarde, com gritos de “fora, Temer”, pedindo a saída imediata do presidente da república.

Uma faixa com fotos de parlamentares foi estendida e bandeiras de partidos políticos e movimentos sociais foram erguidas. Até as 17h20, o ato seguia de forma pacífica e sem interditar o trânsito. Até o horário, a Polícia Militar e os organizadores não haviam divulgado estimativa de público.

Uma grande roda foi formada no centro da praça e palavras de ordem eram repetidas pelos manifestantes.
Depois, os manifestantes contra a PEC 55 saíram em passeata em direção à Assembleia Legislativa do RJ. No percurso, ruas foram interditadas e, por volta das 18h40, a manifestação bloqueou totalmente o trânsito na Avenida Presidente Antônio Carlos, uma das principais vias do Centro do Rio.

Vários estados do país tiveram manifestação contra a PEC. Em algumas capitais, como São Paulo, Cuiabá e Porto Alegre, ruas foram fechadas. Estudantes, servidores públicos, integrantes de movimentos populares, entre outros grupos, participam dos atos.

Votação

A proposta foi aprovada por 53 votos a favor e 16 contra no Senado. Eram necessários 49 votos para a aprovação (3/5 da quantidade de senadores).

Os senadores já haviam aprovado a PEC em primeiro turno, por 61 votos a 14, em 30 de novembro. Por se tratar de uma mudança na Constituição, contudo, a proposta precisava passar por outra votação. A sessão do Congresso destinada à promulgação da PEC está marcada para as 9h desta quinta-feira (15).

FONTE: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/manifestantes-fazem-protesto-no-rio-contra-a-pec-do-teto.ghtml