MORADORES TENTAM PEDIR AUXÍLIO AO COI CONTRA REMOÇÕES PARA RIO-2016

Enquanto membros do Comitê Olímpico Internacional elogiavam o início dos preparativos para os Jogos Olímpicos de 2016, um grupo de manifestantes reivindicava a desistência de remoções comunitárias. Isto ocorreu no último dia 20 de maio, no Rio de Janeiro.

Representantes de comunidades localizadas na Zona Oeste da cidade, como a Vila Autódromo, que seriam deslocadas por causa da competição, fizeram plantão na porta do hotel onde aconteceram as reuniões entre a entidade internacional, os três níveis do governo e Comitê Rio 2016 nos últimos três dias.

O grupo, no entanto, disse não ter tido sucesso na tentativa. “Nós trouxemos uma notificação, que foi elaborada pela Defensoria Pública com base em argumentos das associações de moradores para entregar ao COI. Mas, infelizmente, nós não conseguimos ser atendidos”, disse Altair Guimarães, presidente da Associação de Moradores da Vila Autódromo. Segundo ele, a intenção era mostrar para a comissão internacional que é possível ter os Jogos Olímpicos sem remoção.

Além do documento, os manifestantes exibiam faixas com mensagens contra a remoção. Segundo Altair, o prefeito Eduardo Paes já fez duas reuniões com eles para mostrar o projeto das Olimpíadas de 2016 e explicar o motivo da remoção. Os moradores, porém, não aceitam as justificativas. “A verdade é que eles querem nos tirar dali porque realmente acham que a gente enfeia a cidade”, opina Altair. (informações do Núcleo Piratininga de Comunicação)