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NOVAS REGRAS SOBRE TARIFAS BANCÁRIAS NÃO BENEFICIAM CONSUMIDOR

Entrou em vigor, a partir do dia 30 de abril, algumas regras editadas pelo Banco Central (BC), para regulamentar a divulgação e a cobrança de tarifas bancárias para todas as instituições financeiras do País.

Mesmo que a obrigação de informar claramente o consumidor já exista, pelo menos, desde que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) passou a vigorar (1991), os bancos sempre relutaram em cumprir tais obrigações. Tentaram até escapar do CDC, mas finalmente se viram forçados, pela Justiça, a seguir a lei.

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) analisou tais medidas e chegou à conclusão que elas pouco ajudam. Mesmo assim, diante disso, o Idec preparou informações que auxiliarão o consumidor/cliente a exigir mais clareza por parte dos bancos.

O instituto também fez uma avaliação do impacto que essas medidas terão no dia-a-dia e ainda compararam alguns pacotes ou “cestas” de serviços oferecidos pelos dez maiores bancos do País. A avaliação está disponível no site do Instituto (www.idec.org.br).

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