Pacote começa a ser discutido na Alerj depois do feriadão; veja o cronograma

Redução do salário de governador e vice acontece no dia 16.

Governo do RJ criou medidas para tentar equilibrar as contas públicas.

A partir da próxima quarta-feira (16), os deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro começam a discutir os projetos apresentados pelo Governo do Estado, que integram o pacote de austeridade. Os debates vão do dia 16 ao dia 30, com sessões ordinárias às 15h. Ao menos em dois dias haverá sessões extraordinárias às 11h e às 13h.

Veja abaixo quais são os projetos e qual será ordem de discussão:

Quarta-feira 16/11

– Diminui de 40 para 15 salários mínimos o que é considerado “pagamento de pequeno valor”. Acima disto, as dívidas do Estado com fornecedores ou pessoas podem ser pagas em precatórios. Abaixo, em espécie. (Projeto de lei 2249/2016)
– Reduz em 30% o salário do governador, do vice, dos secretários e dos subsecretários em 30%. (Projeto de lei 2260/2016)

Quinta-feira 17/11

– Aumento da alíquota dos servidores de 11% para 14%. Aumento da contribuição patronal de 22% para 28%. Poderes passam a ser responsáveis pelo pagamento dessa parte, que contará como despesa de pessoal. No caso da contribuição patronal, aumento será escalonado até 2023. (Projeto de lei 2240 / 2016)
– Extingue o Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ). Economia prevista, segundo o projeto, é de R$ 3,2 milhões. (Projeto de lei 2239/2016)

Terça-feira, 22/11 – I
– Extingue o Instituto Estadual Engenharia e Arquitetura (IEEA). Economia de R$ 1,1 milhão. (Projeto de lei 2238/2016)
– Extingue o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ). Economia de R$ 811 mil. (Projeto de lei 2237/2016)

Terça-feira, 22/11 – II

– Passa a enviar cobranças da Secretaria de Fazenda para os contribuintes pela internet. (Projeto de lei 2243/2016)