Contas do estado do Rio são bloqueadas novamente pela União

Rio de Janeiro

Joana Moscatelli

Um dia após a visita do governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão a Brasília, a União bloqueou pela segunda vez em uma semana as contas do governo estadual.

Segundo a Secretaria de Estado de Fazenda, o novo bloqueio foi de R$140 milhões. Desse valor, 81 milhões são referentes à repatriação de recursos no Exterior e R$ 59 milhões são do repasse do Fundo de Participação dos Estados.

Ao todo, a União já bloqueou R$ 310 milhões só nessa semana. Na segunda-feira, a União já havia bloqueado R$ 170 milhões . Ainda de acordo com a secretaria, a medida afeta diretamente a gestão de recursos do caixa do Estado e compromete o pagamento dos servidores públicos do mês de outubro que ainda não foi realizado.

Enquanto isso, nesta quinta-feira, os servidores públicos permanecem mobilizados contra o pacote de austeridade encaminhado a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Os manifestantes se concentraram em frente a Alerj em protesto contra os cortes dos benefícios sociais previstos nas medidas, que são conhecidas como pacote da maldade. De acordo com o presidente da Alerj Jorge Picciani, a votação do pacote começa na próxima quarta-feira, dia 16 de novembro.

Além de reduzir os salários dos servidores estaduais ativos e inativos, as medidas, conhecidas como pacote da maldade, acabam como programas sociais como o Aluguel Social e o Renda Melhor.

O coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Rio de Janeiro Fábio Amado informou que órgão prepara medidas para impedir esse corte dos benefícios sociais e a taxação de aposentados.

Ainda segundo o defensor, se necessário serão promovidas ações judiciais individuais ou coletivas para assegurar os direitos das pessoas com baixa renda, dos aposentados e servidores públicos.

FONTE: http://radioagencianacional.ebc.com.br/economia/audio/2016-11/contas-do-estado-do-rio-sao-bloqueadas-novamente-pela-uniao