Para refletir sobre a vida: palestra alerta serventuários sobre o suicídio

No Brasil, setembro é o mês da campanha de prevenção ao suicídio chamada Setembro Amarelo. A discussão, contudo, deve ser constante e ininterrupta. Por isso, na última quarta-feira (9), o Sindjustiça-RJ realizou a palestra Suicídio: Reflexões Sobre a Vida, ministrada pelo psicólogo e neuropsicólogo Vitor Rodrigues, no Fórum de Cabo Frio.

Membro da Associação Brasileira de Neuropsicologia, Rodrigues apresentou evidências dos campos da Sociologia, Filosofia e Psicologia para levar os presentes à autorreflexão. Uma vez que se aprenda a identificar ideações suicidas – pensamentos e planejamentos suicidas –, há mais tempo e chances de se buscar ajuda especializada para si e para outras pessoas, se for necessário.

A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio em algum lugar do planeta – cerca de 800 mil casos por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que ocorra um a cada 45 minutos. Saúde mental é um assunto sério e urgente e não pode ser tratado com preconceito, vergonha, medo ou falta de esclarecimento.

Baseado em pesquisas com recortes nacional e internacional, Rodrigues deu sustentação científica ao tema, relatando, também, seus mitos e estigmas. De acordo com o neuropsicólogo, reconhecer o comportamento suicida é o primeiro passo em direção à qualidade de vida.

O Sindjustiça-RJ se preocupa com a saúde dos serventuários do TJRJ, inclusive no âmbito mental. Infelizmente, o assédio moral ainda assombra a carreira de muitos servidores e, por isso, a luta contra esse mal é uma das maiores e incansáveis pautas do sindicato. Se este é o seu caso, serventuário, procure o Sindjustiça-RJ imediatamente. Nosso trabalho é te proteger.

E se você conhece alguém que está passando por ideações suicidas, ou mesmo identificou este comportamento em si, não ignore. Procure ajuda especializada o mais breve possível. Ligue para o telefone 188 e converse com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que está disponível gratuitamente, 24 horas, inclusive por e-mail e chat.

Sempre há tempo para a vida. E o Sindjustiça-RJ está nessa luta com você!

Fonte: Sindjustiça-RJ