PRÉVIA DA INFLAÇÃO OFICIAL SOBE 0,94% EM FEVEREIRO

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) teve alta de 0,94 % em fevereiro, taxa superior à de 0,52% de janeiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos 12 meses fechados em fevereiro (resultado anualizado), o índice situou-se em 4,63%, também acima do período anterior (anualizado em janeiro), que foi de 4,31%.

O grupo educação foi o que teve a maior alta (4,55%), reflexo dos reajustes do início do ano letivo. Segundo o IBGE, o aumento nas mensalidades dos cursos de ensino formal, de 5,38 %, representaram a maior contribuição individual no índice do mês (0,26 ponto percentual). As 11 regiões metropolitanas estudadas, com exceção de Fortaleza, apresentaram aumento. A menor alta foi verificada na região metropolitana de Porto Alegre (2,01%) e a maior, em Salvador (7,57%).

Os preços foram coletados no período de 15 de janeiro a 10 de fevereiro. O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos. O índice é uma prévia do IPCA (a inflação oficial do país) do mês que deve ser divulgado no dia 5 de março pelo IBGE. As regiões metropolitanas da pesquisa são do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia. (informações da Agência Brasil)