PROFESSORES DA UERJ VÃO FAZER PARALISAÇÃO

Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) farão uma paralisação, amanhã (21/5), a partir do meio-dia, em busca de melhores condições de trabalho e reajuste de 49,5% para o piso salarial da categoria. Os educadores vão interromper as aulas e seguir para o Largo do Machado, de onde sairão em passeata até o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.

Ontem, representantes da Associação de Docentes da Uerj (Asduerj) estiveram na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), buscando o apoio dos deputados. Segundo a entidade, um professor auxiliar graduado com 40 horas tem piso de R$ 3.207, enquanto um técnico universitário superior I com graduação recebe um mínimo de R$ 4.800.

Diretora da Asduerj, Juliana Fiuza afirmou que o grupo quer ser recebido pelo governo. E alertou para o risco de greve.

— Tínhamos uma reunião agendada com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, hoje, mas a agenda foi adiada para junho, e não temos sequer a confirmação de que o secretário (Gustavo Tutuca) estará presente. Se o governo não abrir um espaço para negociação, estará nos empurrando para a greve — disse.

No dia 26, os professores terão uma assembleia, no campus do Maracanã, na qual votarão um indicativo de estado greve. Eles querem ainda a incorporação da dedicação exclusiva na aposentadoria, aprovada em 2012. Hoje, o valor é descontado, mas os que se aposentam não o estariam recebendo. (informações do Extra)