Protesto de servidores no Centro do Rio tem princípio de confusão; PM prende 7 pessoas

Manifestantes detidos estavam com material explosivo, diz PM. Ato foi convocado Movimentos Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe).

Houve confusão no protesto de servidores públicos que interditou na tarde desta quarta-feira (8) a Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio. O ato, em frente à Assembleia Legislativa, foi convocado pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe).
Mais cedo, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) informou que o trânsito apresenta retenção na Avenida Marechal Câmara, para quem acessa a via pela Avenida General Justo. Na Praça Mario Lago, a PM prendeu sete manifestantes. Durante o tumulto, bombas de efeito moral chegaram a ser lançadas e ouvidas no interior da Assembleia.

Numa rede social, a PM informou que as pessoas detidas pelo Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE) estavam com materiais explosivos, escudos, atiradeiras, bolas de gude, balaclava e outros artefatos. Líderes do protesto imediatamente exigiram que as pessoas detidas fossem soltas. Os manifestantes presos foram levados para a 17ª DP (São Cristóvão).
O protesto dos funcionários públicos reivindicava o pagamento de salários atrasados e reuniu aproximadante 500 pessoas. A segurança no entorno da Alerj foi reforçado com uma grade de média altura. A situação é bem diferente do que ocorreu em outros protestos, quando o prédio foi inteiramente cercado por cercas altas e o perímetro foi fechado por PMs do Batalhão de Choque.
A Guarda Municipal e Polícia Militar seguem acompanhando o ato. Agentes da CET-Rio orientavam os motoristas que acessam a região. Por causa do congestionamento causado, os motoristas devem optar pelo Túnel Marcello Alencar ou vias da Lapa, segundo o COR.

FONTE: https://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/manifestacao-interdita-vias-e-causa-congestionamento-no-centro-do-rio.ghtml