A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) está promovendo uma campanha de vacinação contra a febre amarela. Em todos os fins de semana de novembro, tendas oferecerão a vacina gratuitamente no parque Quinta da Boa Vista, na capital do estado.
O atendimento estará disponível todos os sábados e domingos, das 8h às 17h, até o dia 25 de novembro.
De acordo com a diretora de saúde e condições do trabalho do Sindjustiça-RJ, Gabriela Garrido, é indispensável que os serventuários que ainda não se vacinaram aproveitem a oportunidade para se imunizar contra a doença.
“A febre amarela é uma doença grave que pode causar a morte, e a expectativa é que o número de casos aumente com a chegada do verão. Todos devem se vacinar para que possamos erradicar o vírus do país”, explica Gabriela.
A vacina também está disponível gratuitamente em postos de saúde.
Quem deve se vacinar contra a febre amarela
Todos que nunca se vacinaram contra a doença precisam se proteger. Quem já tomou a vacina em algum momento da vida, mesmo na dose fracionada, não precisa tomar novamente.
A imunização é contraindicada para bebês com menos de 9 meses de idade; gestantes; lactantes; portadores de HIV ou de doenças hematológicas, como leucemia, anemias e hemofilias; entre outros.
Na dúvida, converse com um médico de sua confiança ou com os atendentes do posto de vacinação antes de se imunizar.
O objetivo da campanha neste ano é vacinar 95% da população contra a febre amarela. De acordo com um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde em outubro, a doença matou 483 pessoas em todo o país entre 1º de julho de 2017 e 30 de junho de 2018.
Fonte: Sindjustiça-RJ