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RECLAMAÇÕES CONTRA BANCOS VOLTAM A SUBIR

Após registrar estabilidade em abril, o número de queixas contra os bancos aumentou em maio. De acordo com dados do ranking de instituições mais reclamadas, divulgado pelo Banco Central na última sexta-feira (18/6), as reclamações registraram alta de 18,7%.

Ao todo, foram 749 casos em maio, considerando as instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, contra 631 registrados um mês antes.

Frente ao mesmo mês de 2009, porém, o número de reclamações contra bancos, ainda considerando aqueles com mais de um milhão de clientes, registrou queda de 40,60%, já que naquele mês o total de reclamações somou 1.261. Débitos não autorizados e saques e depósitos divergentes aparecem entre as principais queixas dos correntistas.

No quinto mês do ano, a liderança do ranking ficou com o Banco do Brasil, cujo índice de reclamações foi de 1,08 a cada 100 mil pessoas. Na sequência vieram HSBC, Bradesco, Santander e Itaú.

O Banco Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário.

As punições previstas em lei não se limitam à abertura de Processo Administrativo, passando pela advertência e multa, podendo chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro. (informações do InfoMoney)

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