RJ tem as contas bloqueadas por causa de dívida com a União

Assembleia começa a analisar o pacote de austeridade do governo. Uma das medidas obriga servidores a pagar alíquota de 30% para Previdência.

Edição do dia 07/11/2016
07/11/2016 21h27 – Atualizado em 07/11/2016 21h27

O estado do Rio teve as contas bloqueadas por causa de uma dívida de R$ 170 milhões com a União.
Esse bloqueio está previsto num contrato assinado entre a União e o Governo Estadual, e aconteceu três dias depois do anúncio de um pacote de medidas para tentar equilibrar as contas públicas. Os funcionários públicos estão contra e foram mostrar isso, nesta segunda-feira (7), em frente à Assembleia Legislativa.
Os deputados começaram a analisar o pacote de austeridade do governo. Uma das medidas obriga os servidores a pagar alíquota de 30% para a Previdência durante 16 meses. “Agora quer que nós servidores paguemos as contas do governo. Nós não podemos fazer isso”, afirma a servidora Vera Lúcia Guimarães.
Quem depende da ajuda do estado também não gostou.Três restaurantes populares fecharam as portas, mesmo antes da votação da medida que acaba com programas sociais. “Eu aposentado, com um salário só ainda dá para vir aqui”, conta um aposentado.
A pressão não vem só das ruas. A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro não gostou da possibilidade de aumento de impostos. O ICMS da energia, telefonia, cerveja e cigarro deve subir.
“Quando você tem um aumento de impostos, precisa ser repassado para o preço já que a empresa está comprometida no seu resultado e aumento de preço a gente sabe que gera uma redução de consumo. Então ao nosso ver, o estado está dando um tiro no pé”, conta o vice-presidente da Firjan, Sérgio de Oliveira Duarte.
O presidente do TJ, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, criticou a redução da verba do judiciário. Ele disse que sem recursos suficientes haverá necessária redução de serviço prestado, até fechamento de fóruns com consequências gravosas pra população.
Se aprovadas, as 18 medidas podem significar um alívio nas contas de quase R$ 28 bilhões até 2018. Só que hoje o déficit previsto até lá é de R$ 52 bilhões.
O governador do Rio diz que é impossível enfrentar os problemas de caixa sozinho, por isso vai brigar em duas frentes: negociar para aprovar o pacote de medidas por aqui e negociar algum tipo de socorro do Governo Federal.
Luiz Fernando Pezão contou que uma das propostas, defendida por outros estados em dificuldades financeiras, é usar as empresas estaduais para gerar novas receitas. “Nós propusemos uma securitização de ativos, ações de empresas nossas. Venda da dívida ativa, royalties do petróleo, fazer uma cesta de produtos onde pudesse ser financiado pelo tesouro este déficit que nós temos hoje”, afirma.
Se o pacote não for aprovado pelos deputados, o governador confessa: não sabe o que vai fazer: “Não tenho plano B. Aceito sugestões, mas não tenho plano B”.

FONTE: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/11/rj-tem-contas-bloqueadas-por-causa-de-divida-com-uniao.html