SERVIDORES DA EDUCAÇÃO EM GREVE FAZEM ASSEMBLEIA ABERTA NAS ESCADARIAS DA ALERJ TERÇA (9/8)

Os profissionais da educação estadual continuam em greve e farão uma assembleia aberta, no próximo dia 9, nas escadarias da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) a partir das 14 horas. No mesmo dia estarão sendo votadas as mensagens 34 e 35 de Cabral Filho em resposta às reivindicações feitas pela categoria e, também, as emendas propostas pelo Sepe.

A Mensagem 34 tem os seguintes itens: antecipa a parcela 2012 do Nova Escola para os professores, incorpora na totalidade a gratificação Nova Escola para os funcionários (retroativo a julho), reajusta em 3,5% os salários dos professores (pagamento em setembro) e descongela o Plano de Carreira (Lei nº 1348) dos funcionários, passando o piso para o salário mínimo. Já a mensagem 35 cria o cargo de Professor de 30 horas, já com a adaptação às regras federais (20 tempos em sala e 10 de estudo e planejamento).

A direção do Sepe, na reunião, deixou explícito o descontentamento com o reajuste de 3,5% proposto pelo governo, muito aquém do que o Executivo pode implementar. O sindicato percorreu na última quarta-feira diversos gabinetes articulando a apresentação de emendas.

No último dia 1º, o presidente da Alerj, Paulo Melo, recebeu as emendas. Afirmou aos diretores do sindicato que “vai interceder pessoalmente para melhorar a proposta de reajuste salarial de 3,5%”. Antes da reunião com o Sepe, Mello recebeu das mãos do secretário de Educação Wilson Risolia e do secretário de Planejamento Sergio Rui as mensagens 34/2011 e 35/2011 do governador, com propostas relativas à educação para os deputados discutirem e votarem. (com informações do Sepe-RJ)