Servidores do estado com salários até R$ 2.744 receberão os salários de agosto nesta sexta-feira

Em nota, a secretaria de Fazenda afirma que serão depositados R$ 91 milhões referentes aos vencimentos do mês passado

RIO – A secretaria estadual de Fazenda deposita, nesta sexta-feira, os salários integrais de agosto para 34.885 servidores ativos, inativos e pensionistas, de todas as categorias, que recebem vencimento líquido de até R$ 2.744. De acordo com nota divulgada pela secretaria, também serão quitados integralmente os vencimentos de agosto para os servidores da Secretaria do Ambiente e Inea (Instituto Estadual do Ambiente), com recursos próprios.
Ao todo, de acordo com a secretaria, serão depositados R$ 91 milhões. Com esses depósitos, o estado terá pago os salários de agosto para 83,9% do funcionalismo público. Os vencimentos de agosto ficarão pendentes para 74.725 servidores ativos, inativos e pensionistas, em um total de R$ 384 milhões. O valor líquido da folha do Executivo é de R$ 1,6 bilhão.
Na semana passada, o governo depositou os salários integrais para os servidores que possuem remuneração líquida de até R$ 2.052,00. Na mesma data, foram pagos integralmente os vencimentos dos servidores ativos da Educação e do Degase e de todos os servidores ativos, inativos e pensionistas da Segurança – policiais militares e civis, bombeiros, agentes penitenciários e funcionários das secretarias de Segurança e de Administração Penitenciária e órgãos vinculados, e demais carreiras estratégicas.
O Rio de Janeiro ainda não implementou 11 ações prometidas ao governo federal como parte do programa de recuperação fiscal formalizado em acordo assinado com a União. Embora o programa já esteja em vigor, o Conselho de Supervisão Fiscal – grupo responsável pelo acompanhamento do acordo – apontou em seu primeiro parecer que o estado precisa colocar em prática as medidas que foram propostas. Entre elas estão alterações nas alíquotas do Imposto sobre Transmissão Causa-Mortis e Doações de Bens e Direitos (ITD), a venda de imóveis, uma reestruturação administrativa, a antecipação da concessão da Companhia Distribuidora de Gás Natural do Rio de Janeiro (CEG) e a concessão de linhas de ônibus intermunicipais.
O secretário de Fazenda do Rio, Gustavo Barbosa, afirmou ao GLOBO que será apresentado um plano de execução das medidas citadas pelo Conselho de Supervisão. Segundo ele, caso o estado constate que haverá algum atraso ou impossibilidade de execução, o Rio colocará em prática um plano de contingência.

FONTE: https://oglobo.globo.com/rio/servidores-do-estado-com-salarios-ate-2744-receberao-os-salarios-de-agosto-nesta-sexta-feira-21853067