Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

SERVIDORES E FAMILIARES DE PACIENTES FAZEM NESTA TERÇA ATO EM DEFESA DO HOSPITAL DO IASERJ

Nesta terça-feira (5/6), servidores estaduais, pacientes e familiares de pacientes internados fazem um ato público, no pátio do Hospital do Iaserj (Av. Henrique Valadares, Cruz Vermelha). A manifestação é contra a demolição da unidade, planejada pelo governador do estado, Sérgio Cabral Filho. A concentração será a partir das 9 horas. Participarão, também, dirigentes de sindicatos ligados aos vários setores do funcionalismo do estado e a outras categorias, além de representantes de centrais sindicais e parlamentares.

O Hospital do Iaserj está em pleno funcionamento, atendendo a 9 mil pessoas por mês, em 41 especialidades, sendo 60% do Sistema Único de Saúde (SUS) e 40% de servidores do estado. Mesmo assim, o governador insiste e desativá-lo para que o Instituto Nacional do Câncer o ponha abaixo e construa em seu lugar um centro de pesquisas em oncologia. Para isto, o Inca prevê pagar a empreiteiras mais de R$ 500 milhões em verbas federais.

Para desativar a unidade, o governador planeja retirar à força do Hospital do Iaserj os pacientes internados muitos deles em estado grave no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Para impedir que isto aconteça, familiares dos pacientes, servidores do hospital, dirigentes sindicais e parlamentares estão em vigília desde a última sexta-feira (1/6). Documento assinado pelo secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, determina a remoção. Parentes dos pacientes estão entrando na Justiça para impedir a retirada. (com informações do Sindsprev-RJ)

Compartilhe