SETE REFRIGERANTES TÊM SUBSTÂNCIA CANCERÍGENA, REVELA PESQUISA

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Pro Teste, fez uma pesquisa para saber a composição de refrigerantes brasileiros. Entre 24 refrigerantes analisados, foi verificado que sete contêm benzeno, uma substância que pode causar câncer. Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero e o da Fanta Light. Em outros cinco produtos também foi encontrado o benzeno. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.

A técnica da Pro Teste, Fernanda Ribeiro, disse à imprensa que é difícil estudar a relação direta entre o benzeno e o câncer em humanos. Mas, já se sabe que se a substância for consumida regularmente, pode favorecer tumores.

A Coca-Cola, responsável pela Fanta, afirmou, em nota, que o benzeno está presente em alimentos e bebidas em níveis muito baixos. A AmBev, que fabrica a Sukita, informou que trabalha “sob os mais rígidos padrões de qualidade e em total atendimento à legislação brasileira”. (informações da Radioagência NP)