SINDICATOS GREGOS CONVOCAM GREVE GERAL CONTRA MEDIDAS DE AUSTERIDADE

Os principais sindicatos trabalhistas da Grécia convocaram uma greve nacional de 24 horas para o dia 26 de setembro, em protesto contra uma nova rodada de medidas de austeridade exigida pelos credores internacionais do país, disse um dirigente sindical à Reuters nesta quinta-feira (13).

“Nós não podemos aceitar mais nenhuma medida de austeridade”, afirmou o secretário-geral do sindicato do setor público Adedy, Ilias Iliopoulos. A confederação sindical que congrega os trabalhadores do setor privado, a GSEE, também tomará parte na paralisação.

Essa será a primeira grande greve nacional desde que a coalizão de governo liderada pelos conservadores assumiu o poder em junho, com o propósito de manter o país na zona do euro. Os trabalhadores gregos fizeram várias greves desde 2010, quando o país acertou com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional o primeiro pacote de ajuda à sua economia. (informações da Agência Reuters)