SINDJUS-MA DECLARA APOIO À GREVE NO TJRJ

O Sind-Justiça é o maior sindicato de servidores da Justiça dos estados brasileiros. Todos os anos suas greves são um marco na história do sindicalismo combativo e de vanguarda. O corte de ponto de milhares de serventuários promovido pela administração TJRJ visa esvaziar a greve e quebrar o maior e mais aguerrido sindicato dos trabalhadores do Judiciário Brasileiro. Mas a greve dos companheiros fluminenses não pode ser derrotada. Eles são um exemplo para o Maranhão e para o Brasil.

Em novembro de 2002, Amarildo Silva, coordenador geral do Sind-Justiça, veio pela primeira vez a São Luís, onde participou de uma assembleia geral dos Oficiais de Justiça concursados do TJMA, que iniciavam sua militância sindical e estavam ainda todos em estágio probatório. Ele foi o principal incentivador da criação de um único e forte sindicato representativo de todos os trabalhadores do Judiciário maranhense, ao lado de Giovanni Ferraz do Sindjus do Rio Grande do Sul.

Em setembro de 2005, Amarildo Silva retornou ao Maranhão pela segunda vez. Do aeroporto de São Luís, onde desembarcou às 2 horas da manhã, ele seguiu direto para Arari, Bacabal e Caxias. Nestas comarcas, ele conversou com os Oficiais de Justiça em greve, trazendo consigo o irrestrito apoio dos colegas do TJRJ à luta da categoria pela implantação do auxílio-transporte para cumprimento de mandados judiciais.

Na bagagem, Amarildo Silva trouxe R$ 2.000,00 (dois mil reais) coletados pelos Oficiais de Justiça do TJRJ para ajudar nas despesas da greve dos colegas maranhenses e mais R$ 2.000,00 (dois mil reais) doados pelo Sind-Justiça-RJ. Esses recursos serviram em sua maior parte para o pagamento das inúmeras ligações interurbanas realizadas naquela greve pelo recém-criado Sindjus-MA, tendo em vista a grande atenção das comarcas do interior do estado ao movimento grevista. A comarca de São Luís não aderiu ao movimento paredista.

Hoje, são os colegas do TJRJ que precisam muito do apoio dos maranhenses. Por tudo isso, em apoio aos trabalhadores do TJRJ, a diretoria do Sindjus-MA decidiu comprar R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em bônus de greve do Sind-Justiça como forma de manifestar assim sua efetiva solidariedade aos colegas daquele estado co-irmão.

Os recursos utilizados pelo Sindjus-MA para a compra dos bônus de greve do Sind-Justiça-RJ são provenientes das mensalidades exclusivamente dos seus sócios oficiais de justiça aposentados. (informações do site do Sindjus-MA)