Skip to content

Sindjustiça-RJ participa de Congresso Extraordinário da FENAJUD

Entre os dias 12 e 14 de dezembro, a cidade de Belo Horizonte sediou o Congresso Nacional Extraordinário da FENAJUD.

Reunindo delegações de servidores do Judiciário dos Estados, sob o tema “Que Justiça é essa?”, o evento debateu a conjuntura nacional e internacional, os desafios enfrentados pelos serventuários no dia a dia dos Tribunais e a luta constante – comum a todos os servidores em todos os estados – para que os Tribunais de Justiça respeitem, valorizem e tratem seus servidores de maneira justa.

O Congresso também refletiu sobre os desafios que o movimento sindical precisa enfrentar diante da nova configuração política e econômica de nosso país. Em sua fala Clemente Lúcio, Diretor-Técnico do DIEESE, um dos palestrantes do evento, destacou que o momento atual é de conformação de um novo modelo de Estado, nas diversas esferas de governo, a serviço dos mais privilegiados e que persegue e tenta retirar direitos dos trabalhadores, e o poder judiciário não está fora deste contexto, mas é legitimador deste modelo. E os sindicatos precisam cada vez mais estar empenhados no trabalho de base, para reorganizar a classe trabalhadora, nas suas diversas expressões.

Na pauta, estavam, ainda, alterações no Estatuto da Federação. Os trabalhos foram conduzidos de modo fraterno e colaborativo, buscando sempre o consenso entre os delegados nas deliberações. Segundo Cláudia Salgado, Diretora-Geral do Sindjustiça-RJ, “este Congresso marca uma nova fase para a Federação. Temos clareza dos grandes desafios que teremos pela frente e estamos dando passos firmes para fortalecer nossa unidade”. Há que se ressaltar a participação ativa da delegação do Sindjustiça-RJ em todos os momentos do Congresso.

Ao final do encontro, a assembleia aprovou um documento, a Carta de Belo Horizonte, em que propõe uma série de temas a serem debatidos com os servidores nas bases dos sindicatos e para fazer parte das pautas de reivindicações aos Tribunais que, em breve, estará disponível no sítio eletrônico da FENAJUD e divulgaremos em nossas mídias.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Veja Também

Outras Notícias

DIA DO ADVOGADO – 11/AGO

Não basta ter conhecimento jurídico, ser competente, pontual ou ter boa oratória… sempre haverá pedras no caminho, que fariam pessoas comuns desistirem ou repensarem as

NOTA DE PESAR

Infelizmente, faleceu hoje o nosso querido funcionário Marco Paulo Feitosa, que atuava no setor de arquivo do Sind-Justiça. Era um dos funcionários mais antigos do

X