TJRS SERÁ ANFITRIÃO DE ENCONTRO DO CNJ COM TODOS OS TRIBUNAIS DO PAÍS NA PRÓXIMA SEMANA

Nos dias 17 e 18/11 será realizado em Porto Alegre o V Encontro Nacional do Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As atividades serão desenvolvidas no Centro de Eventos São José do Hotel Plaza São Rafael e se destinam a Presidentes, Vice-Presidentes, Corregedores e Conselheiros dos Tribunais estaduais, federais, eleitorais, militares e do trabalho de todo o Brasil. Cerca de 500 magistrados estarão reunidos na capital gaúcha. A organização do evento é do CNJ em parceria com o Tribunal de Justiça do RS.

Para o anfitrião do encontro, o Presidente do Tribunal de Justiça do RS, trata-se de um evento de grande importância para o Judiciário: Teremos em nosso Estado as maiores autoridades judiciais do país durante dois dias de trabalho intenso, com o objetivo de aperfeiçoar a prestação jurisdicional, afirma o Desembargador Leo Lima.

A abertura ocorre no dia 17, às 19h, com discursos do Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Cezar Peluso, seguidos da manifestação do Presidente do Tribunal de Justiça do RS, Desembargador Leo Lima, anfitrião do evento.

No dia 18, às 9h, a exposição será do Secretário-Geral do CNJ, Fernando Marcondes. Às 10h40min haverá apresentação dos resultados prévios da metas nacionais de 2011, coordenada pelos juízes-assessores da Presidência do CNJ Antônio Carlos Alves Braga Junior e Marcelo Martins Berthe. Paralelamente, segundo painel reunirá os Corregedores, sob a coordenação da Ministra Corregedora do CNJ, Eliana Calmon.

A partir das 14h serão apresentados os principais resultados do Poder Judiciário com a participação do Presidente do STF e CNJ, Ministro Cezar Peluso, juntamente com o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Ricardo Lewandowski, o Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Ari Pargendler; o Presidente do Superior Tribunal Militar, Ministro Alte. Esq. Álvaro Luiz Pinto, e o Presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ministro João Oreste Dalazen. A programação se completa com a votação das metas prioritárias para 2012. (informações do CNJ)