Você é o sindicato, o sindicato é você: por que se filiar ao Sindjustiça-RJ?

Estar filiado ao sindicato que o representa é a forma mais eficiente de fortalecer a luta pelos direitos da sua categoria e a mobilização por melhores condições para toda a classe trabalhadora. Para propor o diálogo sobre essa questão, a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) lançou a campanha Você é o sindicato, o sindicato é você, iniciativa que foi abraçada pelo Sindjustiça-RJ.

O objetivo da ação é mostrar aos servidores do Poder Judiciário de todo o país a importância do fortalecimento das entidades sindicais para a construção das lutas por melhores condições de vida, saúde e trabalho.

Por que se filiar ao sindicato?

As entidades sindicais são responsáveis pela maioria dos direitos conquistados pela classe trabalhadora.

A função dos sindicatos é trabalhar para conseguir reajustes salariais, benefícios, melhores condições de trabalho, valorização e reconhecimento para os trabalhadores, além de construir as mobilizações para que nenhum direito conquistado seja retirado.

De acordo com a diretoria de organização político-sindical do Sindjustiça-RJ, Ana Paula do Couto Alves, no caso dos servidores do Judiciário fluminense, é possível enxergar os frutos do trabalho da entidade diariamente.

“Nosso sindicato tem quase 30 anos de história. Essa trajetória é responsável pelas principais conquistas dos serventuários até hoje”, afirma Ana Paula.

Os sindicatos também se envolvem em questões que impactam na vida do conjunto da classe trabalhadora, como a luta por direitos previdenciários ou pela revogação de leis que ameaçam precarizar as condições de trabalho. Um exemplo claro desse tipo de trabalho aconteceu no início deste ano, quando o Sindjustiça-RJ articulou a formação da Frente Rio Contra a Reforma da Previdência.

O sindicato atua para garantir a unidade da categoria nas lutas do dia a dia. Com um sindicato articulando a mobilização, as reivindicações dos servidores ganham força. A representação é o que dá forma à luta.

No entanto, para que seja possível viabilizar esse trabalho, é necessário que os servidores apoiem o sindicato, se filiando e atendendo às convocações para atividades, ações e mobilizações.

“Toda a atuação do sindicato se torna inviável sem a participação dos serventuários. Tudo só é possível graças aos filiados”, afirma Ana Paula.

Como se filiar ao Sindjustiça-RJ?

As fichas de pré-filiação estão disponíveis no site do Sindjustiça-RJ (sindjustica.org.br). É possível acessá-las no menu superior da página inicial, na aba Filie-se. A documentação necessária para efetivar o processo de sindicalização está listada junto a cada um dos formulários.

Em caso de dúvidas sobre o procedimento, ou para saber mais sobre as vantagens de se filiar ao sindicato, entre em contato pelo telefone (21) 3528-1200. Sindicalize-se e participe da luta por melhores condições de trabalho no Poder Judiciário do estado!

Fonte: Sindjustiça-RJ