20 de novembro

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

No dia de 1695, morreu Zumbi dos Palmares, líder da luta pelo fim da escravidão e exploração. Ele mostrou aos negros e negras daquela época que, para se livrar da escravidão e conquistar a liberdade, era preciso construir um novo tipo de sociedade. Por sua representação para a luta do povo negro trabalhador, essa data se transformou em uma referência de luta lembrada até hoje.

O preconceito racial é um crime que só interessa ao capitalismo, para continuar superexplorando os trabalhadores, especialmente no momento de crise econômica internacional pelo qual passa o mundo. Por isso, no mês da consciência negra, vamos relembrar Zumbi dos Palmares e os “100 anos da Revolta da Chibata”, reafirmando nossa luta contra a opressão e contra a exploração.