Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

29 de novembro

DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO

Queremos convidar a todos os partidos, sindicatos, movimentos sociais e populares, além dos companheiros e companheiras para prestar um dia de solidariedade ao perseguido povo palestino, que há 63 anos resiste heroicamente ante todas as arbitrariedades (bombas, humilhações, perseguições políticas, torturas legalizadas…) cometidas pelo Estado de Israel.

é dia de manifestações de solidariedade internacional com o povo palestino, realizadas simultaneamente em várias capitais do mundo. Nesta data, o território histórico da Palestina foi arbitrariamente dividido, favorecendo a criação do Estado de Israel.

Território onde havia uma sociedade construída por árabes, e que a partir daí passaram a ser vítimas da limpeza étnica promovida pelas milícias sionistas. No ano de 1948, quase a totalidade das terras palestinas (cerca de 94%) foram tomadas militarmente pelo Estado de Israel. Hoje, mais de seis milhões de palestinos vivem em campos de refugiados espalhadas pelos países árabe e no mundo. Ainda hoje, Israel controla 65% da Cisjordânia e 40% da Faixa de Gaza, com seu exército e sua força paramilitar (os colonos) implementando um regime de terror cujos métodos de crueldade se assemelham aos dos nazistas alemães.

É preciso somar forças e nos solidarizarmos com a heróica luta do povo palestino que teimosamente insiste em dizer não a essas arbitrariedades. É necessário e urgente dizer que “terrorismo” não é resistir (usando quaisquer formas de luta). Terrorismo é impedir um povo de desfrutar de sua própria terra, é impedir a existência de uma pátria livre do colonialismo e do imperialismo. Terrorismo é matar crianças com bombas e mísseis disparados de helicópteros e aviões nos bairros onde vive a população civil palestina.

O Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino convida todos aqueles que estão ao lado da heróica resistência palestina para a realização de um ato político no dia de 2010, a partir das 17h30, no Instituto de Filosofia e Ciências Humana (IFCS) — Largo de São Francisco, Centro do Rio de Janeiro.

Compartilhe