ALERJ APROVA REAJUSTE DE 10% PARA A SEGURANÇA

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou ontem (16), por unanimidade — 44 a zero —, o reajuste salarial de 10% para os 110 policiais civis e militares, bombeiros e inspetores penitenciários.

Os projetos de lei foram aprovados no formato original, após acordo de parlamentares com o governador Sérgio Cabral sobre as demais categorias que ainda não tinham sido contempladas. A negociação ganhou margem e serão reenviados hoje os nove projetos que contemplam 33 mil servidores de 12 categorias.

A decisão foi tomada para que esses 33 mil funcionários não corram o risco de ficar sem o reajuste este ano, por conta do processo eleitoral. Segundo o presidente da Casa, Jorge Picciani (PMDB), a intenção original de Cabral era reenviar os projetos somente após o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Emenda Simon, aprovada semana passada pelo Senado que modifica a partilha dos royalties, provocando perdas de R$ 7,3 bilhões. Contudo, o veto deve acontecer somente entre os dias 20 e 24 deste mês, o que inviablizaria a aprovação dos reajustes.

Os projetos serão analisados na próxima semana. A estratégia é que estejam prontos para votação final, ou seja, emendados, assim que a decisão de Lular sair. Segundo o líder do governo, Paulo Melo (PMDB), outros servidores podem ser beneficiados. Entre eles, os da Fundação Santa Cabrini.

Poucos servidores acompanharam à votação, como o policial aposentado Jorge Boaventura dos Santos, 67 anos. “O estado poderia ter concedido reajuste maior, ou pelo menos, pago retroativamente a partir do dia 1º de janeiro”, opinou. (informações de O Dia)