Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

APÓS BLECAUTE, ITAIPU VOLTA A OPERAR NORMALMENTE

A Itaipu Binacional informou que voltou a operar em condições de normalidade na manhã de hoje (11), a partir das 6h. De acordo com a empresa, 18 unidades geradoras estão em funcionamento: nove de 60 hertz (Hz) e nove de 50 Hz. Em nota, a hidrelétrica afirma que a produção total é de 10.450 megawatts (MW). Desses, 9.800 MW são destinados a atender o sistema integrado brasileiro e 650 MW a atender o Paraguai.

A totalidade da produção das máquinas de 60 hz — de 5.300 MW — abastece o Sistema de Transmissão de Furnas. Do total de produção das máquinas de 50 Hz, 4.500 MW atendem o Sistema de Transmissão de Furnas e 650 MW vão para o Sistema de Transmissão da Administración Nacional de Eletricidad (Ande), do Paraguai.

Uma unidade geradora de 60 Hz está em manutenção programada e outra, de 50 Hz, em stand by. Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.

A empresa reafirma que ainda não tem informações sobre o que teria causado o blecaute ocorrido em vários estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste, mas descarta que tenha tido origem na hidrelétrica. (informações da Agência Brasil)

Compartilhe