Assembleia do Rio analisa pacote de medidas em meio a protestos

O início da discussão do pacote de medidas contra a crise elaborado pelo governo do Rio de Janeiro foi marcado por manifestação do lado de fora da sede da Assembleia Legislativa do Estado. Servidores do Rio se reuniram nesta quarta-feira em frente ao Palácio Tiradentes no centro da Capital Fluminense em protesto contra os cortes propostos pelo Executivo.

Mesmo com confronto entre policiais da tropa de choque e servidores, do lado de dentro do prédio, os deputados iniciaram o debate. A tensão começou no início da tarde, quando um grupo forçou a entrada e derrubou grades de proteção colocada para evitar invasões. Uma segunda barreira também foi danificada.

A polícia atirou bombas de efeito moral e gás de pimenta. Um blindado jogou água para dispersar a multidão e a cavalaria foi acionada.

Com duas marcas de bala de borracha no braço ensanguentado, o diretor da Associação de Cabos e Soldados do Corpo de Bombeiros, Anderson Jardim, disse que valeu a pena estar ali para lutar contra o pacote proposto pelo governo.

A professora aposentada Maria José Ferreira de Melo reclamava dos salários atrasados.

Os deputados discutiram os dois primeiros projetos do pacote de 21 medidas enviadas pelo governo estadual para ajustar as finanças. Serão debatidos dois projetos por dia e as votações devem ocorrer em dezembro.

*Quatro jornalistas foram agredidos por manifestantes quando faziam a cobertura do protesto de servidores do Rio. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro criticou em nota, divulgada nesta noite, as agressões.

FONTE: http://radioagencianacional.ebc.com.br/politica/audio/2016-11/assembleia-do-rio-analisa-pacote-de-medidas-em-meio-protestos