Campanha Setembro Amarelo: mês da prevenção ao suicídio no Brasil

Iniciada no Brasil em 2015, o Setembro Amarelo é a campanha brasileira de prevenção ao suicídio. A iniciativa é do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

A ideia é promover o debate em torno do suicídio, ainda visto como tabu por grande parte da sociedade. Durante todo o mês de setembro são realizadas palestras, eventos e intervenções públicas para divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de falar sobre o assunto.

Seja por falta de informação, preconceito, medo ou vergonha de se expor, diversas pessoas sofrem em silêncio quando o assunto é saúde mental. Os mitos e estigmas sobre o suicídio só fazem aumentar ainda mais a barreira que envolve o tema, agravando o problema.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todo ano, quase 800 mil pessoas em todo o mundo cometem suicídio – a cada 40 segundos, em algum lugar do planeta, alguém tira a própria vida. No Brasil, estima-se que um suicídio ocorra a cada 45 minutos.

Os dados são alarmantes e o cenário fica ainda mais trágico ao saber que, sim, é possível evitar o suicídio. Com a abordagem correta e o acompanhamento devido, é possível diminuir a dor de quem está passando por problemas (seja ele qual for) e contornar essa situação.

Falar abertamente sobre o assunto e ir em busca da ajuda necessária é a única forma de evitar a perda de alguém querido. Setembro foi o mês escolhido para debater o tema, mas essa é uma discussão que deve ser constante. Busque informações, procure ajuda. O CVV está disponível gratuitamente 24 horas por dia pelo telefone 188 e também por e-mail e chat.

Vamos nos unir nessa causa.

Fonte: Sindjustiça-RJ