CHACINA DA BAIXADA FLUMINENSE: NÃO ESQUECEREMOS!

Nesta quarta-feira, dia 31 de março, ativistas sociais e militantes de direitos humanos do Rio de Janeiro vão lembrar os cinco anos da Chacina da Baixada. Uma carreata sairá às 14h30, na Via Dutra, em frente à concessionária Besouro Veículos. A manifestação irá seguir pela rodovia, com paradas onde as vítimas foram mortas, passando pela Rua Gama e depois por Queimados, com encerramento na Praça da Bíblia.

No dia 30 de março de 2005, noite de quarta-feira, policiais decapitaram duas pessoas e atiraram a cabeça de uma delas para dentro do 15º Batalhão da Polícia Militar em Duque de Caxias. As cenas foram registradas pelo sistema de segurança de uma escola ao lado do Batalhão.

A ação seria uma resposta ao comando da polícia pela “operação Navalha na Carne”, que colocou sob detenção mais de uma centena de policiais e levou vários outros a prisão por desvio de conduta. Na noite seguinte, 31 de março, policiais iniciaram uma sequência de mortes em Nova Iguaçu e terminaram em Queimados. O resultado foi 29 mortos, sendo, oito crianças. (informações do Núcleo Piratininga de Comunicação — NPC)